E agora o que eu faço?

30/03/2014 10:21

Por: Anderson Alves

Resumo: "o meu mais novo artigo, aborda o cotidiano de muitas pessoas que está em busca do primeiro emprego, onde sugiro algumas dicas na hora de procurar emprego principalmente se este for o primeiro, baseado na história real de uma pessoa que estava em desespero por não conseguir trabalho, esta questão me fez acender a seguinte pergunta de forma empática por viver algo semelhante:

E agora o que eu faço? Se Pra conseguir trabalho preciso de experiência, e para conseguir experiência eu preciso de trabalho.” Boa Leitura.

 

Ao acessar a internet, fiquei pensando... o que vou pesquisar? foi ai que deparei com algumas curiosidades que a gente só vê na internet, mais uma delas me chamou muito a atenção, quando li o desespero de uma pessoa que queria muito trabalhar mais não tinha experiência alguma com nada, ela perguntava:

- “Pessoal me ajudem, como faço pra arrumar um emprego fácil, eu não tenho experiência em nada, eu não fiz nenhum curso e nunca trabalhei, quero arrumar um emprego, preciso trabalhar, eu entreguei o currículo e no meu currículo eu coloquei curso nenhum e que era meu primeiro emprego ninguém me chamou, entreguei o currículo em todas as lojas que precisava de gente, mais ninguém me chamou, eu queria trabalhar como garçonete, mais eles falam que tem que ter experiência e eu não tenho nenhuma como faço pra conseguir um emprego rápido sem experiência, eu já pensei em dizer pro povo que tenho experiência só pra eles me contratarem o que vocês acham...?”

Bom, eu tenho algumas sugestões que podem ser útil na vida desta pessoa e se você está numa situação semelhante, segue algumas dicas;

1- Conseguir emprego fácil: Tira isso de sua cabeça, nada é fácil, tudo é trabalhoso, e o sabor das coisas conquistadas não tem preço, o simples fato de você acordar cedo, sair de casa, pegar ônibus lotado pela manhã, gastar aquele dinheiro contado, ir de agência em agência depositando esperança a cada currículo entregue, andar por horas em busca do que procura isso não é fácil. Então se quer algo fácil não existe, mesmo quando a vaga é indicada por alguém, você terá o trabalho de sair de casa até o local passar uma entrevista, uma avaliação de perfil, enfim, nada é fácil nesta vida.

2- Nunca trabalhei, mas quero trabalhar: Qualificação; resumo a esta situação, por mais que você nunca tenha trabalhado, procure se especializar em alguma coisa ou alguma função, existem cursos gratuitos na internet, cursos presenciais oferecidos pelo governo onde o mesmo paga sua condução e até o lanche. Existem mil maneiras de se qualificar sem ter que murmurar depois, pois vivemos na era do conhecimento e quem tem o conhecimento tem o poder de si.

3- É meu Primeiro emprego: quando é o primeiro emprego a dica é, identifique a situação real no seu currículo, nada mais ético que você dizer a verdade sobre você. Não minta, vale lembrar que mentira tem perna curta e é facilmente detectada pelo avaliador / recrutador.

Seja sempre transparente com você mesmo. Se adeque ao ambiente que você frequentar, esteja de uma maneira que agrade os olhos das pessoas, tenha um visual leve sem chamar muita atenção.

4- Mentiras no currículo: Colocar informações mentirosas no currículo poderá dar de dois meses a dois anos de detenção. A punição está prevista no Projeto de Lei 6561/09 que tramita na Câmara dos Deputados, e a empresa pode ainda te processar por calunia e difamação quanto as mentiras. A imagem do empregado é reflexo da empresa. Portanto, não são toleradas mentiras. Além disso, o candidato precisa informar aquilo que agregue valor ao que é exigido ou apreciado pela empresa, vai mentir pra que? O Código Penal não estabelece punição específica para falsificação do currículo para satisfazer interesse pessoal ou causar danos a terceiros. Mas, o projeto já foi aprovado pela câmara, e já foi enviado ao plenário.

5-Emprego sem experiência: se você é como minha amiga do texto citado, esta sem rumo, sem direção, quer trabalhar, mas infelizmente não consegue trabalho por não ter experiência alguma,

segue uma dica: todas as empresas de call center convida os candidatos com ou sem experiência para trabalho de telemarketing, ai você deve esta falando ¹ “Deus me Livre trabalhar com isso”, então meu amigo e minha amiga, eu tenho dois conselhos a lhe dar:

O primeiro conselho é de maneira amigável; o call center é uma verdadeira loucura como todas as pessoas que conheço que trabalham neste segmento me falam, porém é um ótimo ambiente onde você pode tirar muito proveito, por exemplo: aumentar seu Networking, pense bem, você não vai querer trabalhar pelo resto da vida na mesma função vai? Então aumente sua rede de relacionamento, há sempre aquele ou aquela pessoa que conhece aquele ou aquela empresa que fornece aquela ou aquele produto que precisa de profissional para inicio imediato. Percebe! Enquanto isso não esqueça pelo amor de Deus, vá se aperfeiçoando estudando se qualificando faça tudo por você, pois você merece, e acredite, hoje em dia, profissional com experiência já tá ruim, imagina sem experiência nenhuma e ainda pior, em experiência nenhuma e sem qualificação nenhuma.

O segundo conselho também é de maneira amigável é lógico, não estou aqui pra julgar ninguém, mas se você fica escolhendo emprego com um certo ar no pensamento dizendo a si mesmo e até mesmo para os outros: só trabalho se for de segunda a sexta, ou só trabalho se for no escritório, ou só vou aceitar este ²“trampo” se me pagar bem... enfim, se você é assim, pare! por favor!

Nem os mais brilhantes executivos pensam assim, trabalho é trabalho independente da formação, tem gente que estuda e estuda para trabalhar mexendo nas fezes, na urina ou no órgão genital de outro ser humano, tem gente que estuda e estuda pra desenhar um edifício num pedaço de papel depois ficar olhando outros profissionais dando vida e forma aquele desenho. E a vida é assim. Então meu amigo e minha amiga, Pra se conseguir trabalho hoje em dia na maioria das organizações é preciso de experiência, só que para conseguir experiência é preciso de trabalho mais experiência maior do a experiência na função, é ter conhecimento daquilo que vai fazer. Então se organize, busque, procure, encontre. Não reclame do tipo oh, vida, oh céus. Pois Quem acredita sempre alcança. Assim dizia o poeta.

Por: Anderson Alves

 

Matéria vista no www.yahoo.com.br/respostas

¹ “Deus me Livre trabalhar com isso” referencia as pessoas que conheci que tem a mesma opinião sobre o trabalho em Call center. que mesmo sem experiência ou qualificação alguma fica escolhendo emprego.

²“Trampo” Significado de trampo no Dicionário informal de Português: Trabalho, serviço, emprego. Local onde se trabalha.

Voltar