O Rh Deve Ser Neutro Numa Organização?

15/04/2014 12:33

Por: Anderson Alves

Muito se tem falado até então sobre as funcionalidades do Recursos Humanos numa organização. Mas pouco se sabe o que realmente é o RH para a mesma.
Num ponto de vista operacional e na visão de muitas pessoas de nível gerencial também: O recursos humanos serve apenas para contratar, treinar, desenvolver e demitir. Se você pensa assim do recursos humanos de sua empresa, sinto muito mesmo por você, mas uma coisa lhe digo:
Procure, pesquise e busque informações a respeito do que faz o RH de sua empresa, você precisa estar mais informado(a) com as Funcionalidades deste departamento em uma organização. Mais quem sou eu pra te condenar ou pra te dizer o que fazer. Sou apenas alguém que quer ajudar você a agregar conhecimento e informação para sua formação. Mas então vamos lá dar continuidade ao raciocínio.

Quando falo num ponto de vista operacional, quero dizer que eu também já pensei assim eu trabalhava numa empresa como lavador de ônibus, com meus 18 anos ficava olhando aquele trio dentro de uma sala onde na janela estava escrito acima RH, eu ficava pensando:

– O que será que esse povo faz? Não vejo nenhum deles fazendo nada e eu aqui me matando de trabalhar enquanto eles só ficam ali sentados...
Como pude ser tão egoísta e “Reclamão” né? Poxa vida. Eles estavam ali porque mereceram estar ali alguma explicação mais obvia?
Depois disso eu como qualquer ser humano muito curioso, fui pesquisando a respeito e perguntando a um a outro que realmente fazia o RH da empresa. Até chegar a conclusão que é muito rico este departamento.

Falar num ponto de vista gerencial, pouco posso falar a respeito, pois varia muito de gestor para gestor. Eu por exemplo já trabalhei com uns que tinha um ponto de vista muito medíocre aos assistentes, analistas e o próprio gestor de RH onde dizia ele que era tudo um bando de vagabundo que não tinha o que fazer ficava apenas sentado sem fazer nada. “Pra este gestor, só que o ele fazia era importante e útil para empresa...” pobre homem...

Já trabalhei com outros além de competente e ético com as pessoas e com o que fazia, “um verdadeiro inspirador para os outros” valorizava as pessoas e respeitava os seus valores, e sabia que para toda e qualquer ação que o mesmo tomara na empresa o RH estaria presente.

O recursos humanos de antes realmente só servia para contratar, treinar, desenvolver e demitir, hoje o RH deve ser atuante e também acompanhar todas as tendências, já que este é o coração da empresa, muitos vão discordar eu sei! Mas defendo com unhas e dentes esta afirmação, quer que eu diga por quê? Então tá...

vou falar só por cima sem me aprofundar muito se não você vai me chamar de chato.
Quem é o responsável pelo recrutamento e seleção? Quem é o responsável pela divulgação das vagas? Quem é o responsável pela descrição da vaga? Quem é o responsável pela descrição dos cargos e salários? quem entrevista o candidato? Quem é responsável pelas dinâmicas e pela entrevista? Quem é responsável pela contratação, o treinamento e desenvolvimento do colaborador? E pela folha de pagamento? Enfim... O RH é ainda conjunto de práticas de recursos humanos, constituído por todas as decisões tomadas pela empresa para realizar as atividades inerentes ao setor de RH. Ou seja o rh está entre o mais alto escalão de uma empresa até o chão de fabrica e participando de todo acontecimento dentro da empresa, e quando se fala em ser neutro entenda que o Rh é o que posso dizer um cofre de segredos, no qual deve guardar só para si, eu considero este departamento como o sinônimo da ética. A Área de RH é o braço direito do dono da empresa para que a Gestão de Pessoas seja uma realidade em sua organização e também o amigo fiel que qualquer departamento possa contar, “desde a cadeia de cima por exemplo a diretoria ao chão de fabrica por exemplo a operação” Agora se o RH de sua empresa não tá nem ai para você, ou quando você procura o mesmo para qualquer coisa que seja, e eles não te atenderem ou quando atendem faz tudo de má vontade ai sim pode ter certeza que o RH da sua empresa é sem duvidas neutro.

“São os NEUTROS, pessoas que não empreendem energia suficiente nem para figurar como agentes da mudança, como também não o fazem para associar-se aos oponentes. Os NEUTROS muitas vezes são inclusive produto do sistema e da cultura da empresa”.


Cordialmente
Anderson Alves

Voltar